Esta investigação acadêmica teve por finalidade analisar a relação entre habilidades empreendedoras e soft skills a partir da percepção de alunos do curso técnico em Informática em um campus do Instituto Federal da Paraíba. O estudo temático foi desenvolvido a partir de um levantamento teórico fundamentado nos estudos de Schmidt e Bohnenberger (2009,) no que tange às habilidades empreendedoras e na abordagem de Penhaki (2019) sobre Soft Skills. A investigação teórica foi aplicada com 21 estudantes do curso técnico. A metodologia classificou-se como descritiva e quantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi adotado um questionário adaptado a partir dos estudiosos centrais dos fenômenos em tela. O tratamento das informações coletadas foi realizado com auxílio de software estatístico em que foram realizados testes de confiabilidade, de normalidade e de correlação entre variáveis. Os principais achados da pesquisa indicam que há interação entre as variáveis de ambos os eixos temáticos. Apesar da centralidade de variáveis de habilidades empreendedoras , estas apresentaram forte correlação com variáveis de soft skills que orbitam em torno das primeiras. Ou seja, os resultados demonstram que as habilidades empreendedoras e as soft skills são complementares entre si, os participantes da pesquisa sinalizam que a capacidade empreendedora deles é melhor colocada em prática quando há mobilização de Soft skills.
Comissão Organizadora
Comissão Científica