HABILIDADES EMPREENDEDORAS E SOFT SKILLS: SINÔNIMOS OU COMPLEMENTARES? UM ESTUDO DE CORRELAÇÃO ENTRE OS TEMAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE TECNOLOGIA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA.

  • Author
  • HELLTONN WINICIUS PATRICIO MACIEL
  • Co-authors
  • Ivã Barbosa Luciano , Joselma Pereira de Souza
  • Abstract
  •  

    Esta investigação acadêmica teve por finalidade analisar a relação entre habilidades empreendedoras e soft skills a partir da percepção de alunos do curso técnico em Informática em um campus do Instituto Federal da Paraíba. O estudo temático foi desenvolvido a partir de um levantamento teórico fundamentado nos estudos de Schmidt e Bohnenberger (2009,) no que tange às habilidades empreendedoras e na abordagem de Penhaki (2019) sobre Soft Skills. A investigação teórica foi aplicada com 21 estudantes do curso técnico. A metodologia classificou-se como descritiva e quantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi adotado um questionário adaptado a partir dos estudiosos centrais dos fenômenos em tela. O tratamento das informações coletadas foi realizado com auxílio de software estatístico em que foram realizados testes de confiabilidade, de normalidade e de correlação entre variáveis. Os principais achados da pesquisa indicam que há interação entre as variáveis de ambos os eixos temáticos. Apesar da centralidade de variáveis de habilidades empreendedoras , estas apresentaram forte correlação com variáveis de soft skills que orbitam em torno das primeiras. Ou seja, os resultados demonstram que as habilidades empreendedoras e as soft skills são complementares entre si, os participantes da pesquisa sinalizam que a capacidade empreendedora deles é melhor colocada em prática quando há mobilização de Soft skills. 

  • Keywords
  • Habilidade Empreendedoras. Soft Skills. Estudantes de TI
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)