Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso técnico em Informática, acerca de sua percepção em relação ao desenvolvimento de suas soft skills. Para compreender a temática central do estudo, foi realizada uma fundamentação teórica abordando os estudos de Penhaki (2019) sobre Soft Skills e Aptidão Gerencial conforme abordagem de Daft (2010). A pesquisa foi realizada com 21 estudantes dos cursos técnicos em informática no IFPB campus Esperança. A metodologia do estudo foi classificada como descritiva e quantitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário validado e estruturado o qual adotou uma escala Likert de x pontos. O processo de análise foi realizado com auxílio de software estatístico em que foram realizados testes de confiabilidade, correlação entre variáveis, e testes de relação entre grupos. Os principais achados da pesquisa indicam que as principais habilidades que influenciam as Soft Skills dos estudantes são: a motivação e a liderança. As principais correlações entre estas categorias de variáveis demonstram sinergia com o encorajamento de equipes e com o comportamento receptivo à inovação.
Comissão Organizadora
Comissão Científica