Este estudo concentra-se em mulheres que empreendem e dedicam-se também à maternidade, fenômeno nomeado de Mumpreneur (Empreendedorismo Materno). Neste trabalho analisa-se, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como ocorreram as escolhas profissionais de mulheres que optaram por empreender após a maternidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem da presente pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória. Este estudo foi conduzido com o auxílio do método biográfico de história de vida oral. Os dados foram coletados com o auxílio de entrevistas em profundidade e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Após averiguação dos achados, foi possível constatar na prática a existência das relações propostas pelo modelo conceitual de Breen e Leung (2020). De forma particular, o contexto relacional destacou o quanto a maternidade e familiares podem influenciar na decisão de mulheres por empreender após tornarem-se mães, escolha que esteve alinhada com os valores pessoais das entrevistadas. Sobre as escolhas relacionais, as mães empreendedoras obtiveram o apoio familiar necessário para sustentar a decisão profissional. Os resultados alcançados com a mudança profissional desconstruíram a ideia de sucesso relacionado apenas a ganhos financeiros, de modo que esses resultados foram extensivos aos filhos e familiares das entrevistadas.
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