Este artigo é primeira pesquisa desenvolvida no Brasil sobre o tema, e sua relevância é fortalecida através da apresentação de uma matriz conceitual com a visão de diversos agentes da organização e a apresentação de GAP’s teóricos, que podem gerar novas pesquisas.
O Objetivo é Mapear a literatura, por meio de uma Revisão Sistemática e esclarecer como se dá a aplicação de RPA em contabilidade com a apresentação de uma matriz conceitual com os reflexos da tecnologia de RPA para as organizações, colaboradores, executivos e clientes.
Optamos por Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pois é um método que enriquece a pesquisa acadêmica, onde é possível reunir, organizar e criticar estudos sobre o tema pesquisado. Os artigos foram extraídos da Scopus e analisados através do R Studio e Bibliometrix.
Os resultados apontam que as pessoas entendem que RPA reduz trabalhos repetitivos, mas, que elas têm dificuldade em aderir a tecnologia, outro fato é que as grandes organizações têm facilidade na automatização de seus processos e que há intenção de usar IA para analisar as informações.
As contribuições teóricas deste artigo são demonstradas através da Matriz da Literatura, onde é possível identificar que há carência de uso e programação de tecnologia na base de formação dos profissionais que atuam em contabilidade e que esta precisa ser atualizada rapidamente.
Há grandes contribuições sociais, como a inserção de tecnologias na grade de formação dos profissionais, além carência de um apoio técnico na transformação digital para as pequenas e médias organizações. A tecnologia não reduziu de empregos, fez profissionais migrarem para atividades estratégicas.
Comissão Organizadora
Comissão Científica