Este estudo analisa a aplicação de modelos matemáticos e métodos da Pesquisa Operacional para auxiliar na tomada de decisão de uma distribuidora. A tomada de decisão, primordial para gestores de diferentes tipos de empresas, exige fundamentação em dados sólidos para mitigar riscos. Dada a complexidade de considerar múltiplos critérios, métodos da Pesquisa Operacional surgem como ferramentas indispensáveis. O estudo concentra-se em uma distribuidora que busca otimizar sua entrega de mercadorias para satisfazer os clientes de forma eficaz e econômica. O Problema do Caminho Mais Curto, um método da Pesquisa Operacional, é empregado para encontrar a rota mais curta entre a distribuidora e o cliente. A metodologia usada é quantitativa e exploratória, com coleta de dados da empresa. Este estudo destaca a relevância da análise sistemática desses métodos para obtenção de vantagem competitiva. Como resultado, identifica-se uma rota de entrega minimizada. Este trabalho contribui para a compreensão e adoção do método do Caminho Mais Curto como boa prática na tomada de decisão de empresas de pequeno e médio porte, por isso, vale ressaltar que a implementação dos métodos foi realizada por meio da ferramenta Solver, integrada ao software MS Excel. Esse fato destaca que a adoção desses e outros métodos da PO pode ser feita de forma econômica e que se torna viável para empresas de todos os portes. Essa abordagem otimiza a roteirização das entregas, reduzindo distâncias, custos e tempo.
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