A gastronomia apresenta estreito relacionamento com o empreendedorismo cultural e o turismo, sendo fonte de renda e de subsistência para a sociedade que busca na culinária sua representação cultural como bem imaterial. Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre o empreendedorismo cultural e turismo sobre a ótica dos comerciantes da gastronomia do Mercado Municipal Antônio Franco. Especificamente, pretendeu-se identificar ações criativas e inovadoras dos comerciantes da gastronomia; sistematizar, analisar e discutir a relação entre o empreendedorismo cultural e turismo, sob a ótica dos comerciantes da gastronomia, a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de observação, entrevistas e registro fotográfico. A análise de narrativa foi utilizada para leitura dos resultados encontrados. Os resultados do estudo demonstram que, em que pese a relação gastronomia, cultura, turismo e empreendedorismo seja claramente estabelecida, os comerciantes da gastronomia estudados ainda não assimilaram em suas práticas esse conceito. No que se refere à identificação de ações criativas e inovadoras por parte dos comerciantes da gastronomia no ambiente do mercado, poucos foram os achados que evidenciaram a prática de inovação. A grande maioria dos comerciantes ali instalados reproduzem um modelo padrão de oferta de serviços de alimentação mediante o chamado prato feito (PF). Ressalta-se que seus produtos são pouco diferenciados, a exceção de alguns empreendedores que apresentaram elementos de uma gastronomia voltada para a experiência regionalizada. Diante disso, o que se infere é a necessidade de avançar nos estudos sobre as temáticas, bem como no desenvolvimento de elementos que levem aos empreendedores esse conhecimento e sensibilização quanto aos aspectos que relacionam o empreendedorismo cultural ao turismo e à gastronomia.
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