ENTREGA DE VALOR E VÍNCULOS EMOCIONAIS: UMA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DO COMPLEXO DE LOJAS DE ILHOTA

  • Author
  • Bruna Carolina Marqui
  • Co-authors
  • Robson Freire
  • Abstract
  •  

    Ao considerar as novas demandas do mercado, impulsionadas pela tecnologia e pelo comportamento do consumidor, torna-se imperativo o desenvolvimento de estratégias de marketing que despertem o desejo de consumo. Uma abordagem fundamental nesse contexto é a entrega de valor e a criação de conexões emocionais com os consumidores. Neste sentido, o modelo teórico composto por 30 elementos de valor proposto por Almquist, Senior e Bloch (2016) e os dez motivadores emocionais de alto  impacto, de Magids, Zorfas e Leemon (2015) foram abordagens importantes utilizadas para examinar quais experiências ligadas à entrega de valor e conexões emocionais são percebidos pelos consumidores de moda íntima e moda praia que frequentam o comércio de Ilhota. Caracterizada como pesquisa mista, descritiva; o instrumento utilizado para a coleta de dados primários foi o questionário aplicado a uma amostra não probabilística de 119 participantes, que já consumiram produtos de moda íntima e moda praia de Ilhota. Os resultados obtidos revelaram que o Complexo de lojas  de Ilhota oferece elementos de valor significativos aos seus clientes, com destaque para a organização, redução de custos e qualidade como os mais relevantes. No entanto, os valores relacionados à percepção de recompensa e autotranscendência não foram tão proeminentes, de acordo com a frequência absoluta observada no estudo. Quanto às conexões emocionais identificou-se que a experiência de consumo em Ilhota é  marcada pelas sensações de liberdade, prazer, satisfação e segurança. Essas emoções desempenham um papel crucial na fidelização dos clientes e na construção de relacionamentos duradouros.

     

  • Keywords
  • marketing de serviços; entrega de valor; conexões emocionais; experiência de consumo.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)