DESVENDANDO OS ODS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCAIS APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE TOPIC MODELING

  • Author
  • Dyovana Alexsandra Fadel
  • Co-authors
  • Helena Farias Ribeiro , Jaluza Maria Silva Borsatto , Etienne Cardoso Abdala , Carla Bonato Marcolin
  • Abstract
  •  

    Em 2015, a Agenda 2030 foi elaborada como um compromisso global que envolve 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e compostos por 169 metas e 230 indicadores do desenvolvimento sustentável que devem ser implementados até 2030.  Sabe-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) apresentam um papel chave para o alcance dos ODS como um importante gerador e difusor do conhecimento, desenvolvendo pesquisas, geração da tecnologia e inovação, estabelecendo parcerias com governos, sociedade e empresas, além de serem atores fundamentais na disseminação do pensamento sustentável e crítico. Posto isto, faz-se necessário desvendar como as pesquisas de pós-graduação estão contribuindo na sociedade. O objetivo da pesquisa é identificar como as pesquisas dos programas de pós-graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas da IES contribuem para os ODS da ONU, visando compreender se a universidade está cumprindo efetivamente sua função social de gerar soluções relevantes para a sociedade, e ainda evidenciar quais são as lacunas de pesquisa no que se refere aos ODS ainda não alcançados. Para o alcance deste objetivo, este estudo utilizou uma ferramenta de inteligência artificial (Topic Modeling) para identificar os principais tópicos discutidos nas pesquisas produzidas pelos estudantes dos programas de pós-graduação das ciências sociais aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia, no período compreendido entre os anos de 2015 e 2022. Essa pesquisa foi realizada em 3 etapas, inicialmente realizou coleta de dados obtidos através do repositório institucional da UFU, das teses e dissertações das áreas de ciências sociais aplicadas. A segunda fase, se deu por meio da leitura dos títulos, resumos e palavras-chaves coletados para a classificação humana dos ODS. Posteriormente, adotou-se o topic modeling nos títulos e resumos dos documentos coletados, a fim de verificar se essa classificação humana, sem viés e minimizando a subjetividade, converge com os tópicos gerados pela técnica. O trabalho apontou que ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico) e ODS 4 (Educação de Qualidade). O Topic Modeling confirmou esses ODS mais frequentes, porém o ODS 5 (Igualdade de Gênero) apareceu como o primeiro mais relevante no topic modeling, no entanto, aparece com apenas 14 trabalhos relacionados na classificação humana. Além de ODS que estão relacionados à área de Ciências Sociais Aplicadas, os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), não aparecerem de forma tão evidente, indicando que há lacunas a serem preenchidas no que se refere a estudos que busquem atender os demais objetivos.  A pesquisa apresenta uma metodologia que pode ser replicada de forma mais abrangente para o desenvolvimento de outros estudos. Além disso, surge uma sugestão de estudo futuro para reclassificar esses documentos utilizando dois especialistas, a fim de verificar se então irão convergir com os tópicos gerados.

  • Keywords
  • Objetivo do Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior; Universidade Federal de Uberlândia; Ciências Sociais Aplicadas; Topic Modeling.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
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Comissão Organizadora

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