O aprendizado é inerente ao indivíduo, ocorre de diferentes formas e em diferentes ambientes. No contexto organizacional o trabalho em equipe é uma forma de relação social que promove que os indivíduos influenciem e sejam influenciados em seu aprendizado (DIDIER; LUCENA, 2008) que por sua vez é afetada pelas emoções dos membros de uma equipe (WATZEK et al,2019) e convém que as emoções sejam compreendidas para que resultem em aprendizagem eficaz. A CNV pode melhorar habilidade de diálogo com outras pessoas embasado no senso de compartilhamento e no desenvolvimento de uma identidade (NOVEK,2012), diante disso, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: a CNV pode ser uma ferramenta que desenvolve e aprimora a aprendizagem individual e em grupo? Por meio dos seguintes objetivos: identificar os estudos realizados sobre o tema Comunicação Não Violenta, publicados na base de dado Web of Science, e, identificar como as pesquisas têm sido desenvolvidas até o momento, oferecendo uma agenda para novos estudos que possam testar a aplicação do conceito. Os resultados mostraram que as publicações iniciaram em 2012, com crescimento em 2022, em mais de 10 países, maior número nos Estados Unidos e Coréia. A metodologia predominante é quantitativa com questionários antes e depois da intervenção objetivando mensurar sentimentos e emoções, competências de grupos habilidades de comunicação, empatia, situação de conflito, relacionamento interpessoal, motivação e CNV como formas de identificar se houve aprendizado de habilidades na comunicação após intervenção da CNV. As pesquisas qualitativas utilizaram grupos focais e entrevistas semiestruturadas após a intervenção do treinamento em CNV. Pesquisas focam na diminuição de conflito pelo desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, empatia e gestão de conflitos. Houve aprendizado individual, de habilidades comportamentais e comunicação espontânea, da compreensão de empatia, assim como a melhor posição para promover liderança, cultura de paz, aumento do comportamento de verbalização de emoções diminuindo angústia empática e nos estressores sociais. Os resultados dão indício do que é comunicação violenta ao estudar a raiva e a agressividade, observou-se que a autoestima é um elemento importante da saúde mental. A pesquisa apresenta como os estudos buscaram mensurar a intervenção da CNV no relacionamento de grupos e o impacto do aprendizado adquirido. Identificou ainda ferramentas que foram utilizadas para mensurar competências comportamentais como empatia, gestão de conflitos e comunicação que podem ser aplicadas em novos contextos e analisou as categorias apresentadas nos objetivos das pesquisas realizadas até o momento, possibilitando que novos estudos sejam desenvolvidos e que explorem a definição da CNV, assim como sua aplicabilidade, além do efeito na aprendizagem nas organizações.
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