COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E A APRENDIZAGEM DOS INDIVÍDUOS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Author
  • LIDIANE MENDES BARBOSA
  • Co-authors
  • DIÓGENES DE SOUZA BIDO
  • Abstract
  •  

    O aprendizado é inerente ao indivíduo, ocorre de diferentes formas e em diferentes ambientes. No contexto organizacional o trabalho em equipe é uma forma de relação social que promove que os indivíduos influenciem e sejam influenciados em seu aprendizado (DIDIER; LUCENA, 2008) que por sua vez é afetada pelas emoções dos membros de uma equipe (WATZEK et al,2019) e convém que as emoções sejam compreendidas para que resultem em aprendizagem eficaz. A CNV pode melhorar habilidade de diálogo com outras pessoas embasado no senso de compartilhamento e no desenvolvimento de uma identidade (NOVEK,2012), diante disso, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: a CNV pode ser uma ferramenta que desenvolve e aprimora a aprendizagem individual e em grupo? Por meio dos seguintes objetivos: identificar os estudos realizados sobre o tema Comunicação Não Violenta, publicados na base de dado Web of Science, e, identificar como as pesquisas têm sido desenvolvidas até o momento, oferecendo uma agenda para novos estudos que possam testar a aplicação do conceito. Os resultados mostraram que as publicações iniciaram em 2012, com crescimento em 2022, em mais de 10 países, maior número nos Estados Unidos e Coréia. A metodologia predominante é quantitativa com questionários antes e depois da intervenção objetivando mensurar sentimentos e emoções, competências de grupos habilidades de comunicação, empatia, situação de conflito, relacionamento interpessoal, motivação e CNV como formas de identificar se houve aprendizado de habilidades na comunicação após intervenção da CNV. As pesquisas qualitativas utilizaram grupos focais e entrevistas semiestruturadas após a intervenção do treinamento em CNV.  Pesquisas focam na diminuição de conflito pelo desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, empatia e gestão de conflitos. Houve aprendizado individual, de habilidades comportamentais e comunicação espontânea, da compreensão de empatia, assim como a melhor posição para promover liderança, cultura de paz, aumento do comportamento de verbalização de emoções diminuindo angústia empática e nos estressores sociais. Os resultados dão indício do que é comunicação violenta ao estudar a raiva e a agressividade, observou-se que a autoestima é um elemento importante da saúde mental. A pesquisa apresenta como os estudos buscaram mensurar a intervenção da CNV no relacionamento de grupos e o impacto do aprendizado adquirido. Identificou ainda ferramentas que foram utilizadas para mensurar competências comportamentais como empatia, gestão de conflitos e comunicação que podem ser aplicadas em novos contextos e analisou as categorias apresentadas nos objetivos das pesquisas realizadas até o momento, possibilitando que novos estudos sejam desenvolvidos e que explorem a definição da CNV, assim como sua aplicabilidade, além do efeito na aprendizagem nas organizações.

  • Keywords
  • aprendizagem nas organizações, comunicação não violenta, emoções.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
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Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)