O papel do líder que inspira, influencia e motiva vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações, visto que as equipes de trabalho são constituídas pelo reflexo dos seus gestores. A capacidade de motivar os liderados deve ser uma das principais ocupações do líder, uma vez que profissionais motivados tendem a alavancar os resultados organizacionais. A relevância do tema está vinculada ao fato de que, os colaboradores são um dos principais fatores para o sucesso organizacional e que torná-los motivados produz melhora significativa no desempenho do negócio. Nesse sentido, a liderança transformacional torna-se importante visto que os líderes transformacionais incentivam, inspiram e motivam os colaboradores. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é verificar a influência da liderança transformacional na motivação dos colaboradores, a partir de uma revisão da literatura. A pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, explicativa e descritiva. Quanto aos meios, foi empregada a pesquisa bibliográfica, baseada em livros, revistas, monografias e artigos, com o objetivo de verificar a influência da liderança transformacional na motivação dos colaboradores. Em seguida, procedeu-se na leitura e fichamento de trechos dos referidos materiais. Após a revisão da literatura, concluiu-se que as principais características dos líderes transformacionais, a saber: a influência idealizada, o estímulo intelectual, a consideração individualizada, o carisma, o simbolismo, a delegação de poder, a integridade e a motivação inspiracional contribuem significativamente para a motivação dos colaboradores. Sendo a motivação inspiracional, a capacidade do líder transformacional de acreditar no potencial de seus liderados, buscar desenvolvê-los, motivá-los, incentivá-los e impulsioná-los a dar o melhor de si para o próprio desenvolvimento deles, bem como para o alcance de resultados por parte da organização. As referidas características dos líderes transformacionais combinadas geram colaboradores motivados, que por sua vez, conseguem ir além das suas próprias limitações, gerando uma relação ganha-ganha, em que ganha o colaborador e a organização.
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