O presente trabalho busca contribuir para a compreensão do processo de evolução da formação profissional na Polícia Rodoviária Federal - PRF, da lógica centrada em conteúdos para a lógica focada no desenvolvimento de competências. Trata-se de pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo, do tipo estudo de caso, em que se analisa fontes primárias e secundárias acerca da estruturação das ações educativas da Polícia Rodoviária Federal, em especial suas fontes de inspiração e influência. Para tanto, a pesquisa analisa o conceito de competências profissionais, contextualizado diante da transição do modelo de produção em massa para o modelo de produção flexível, o que acarretou profundas mudanças em relação às expectativas para com os trabalhadores, passando a incluir a execução de tarefas complexas e capacidade dinâmico-situacional de mobilização cognitiva, a fim de resolver problemas. Por consequência, a formação profissional também mudou, pois a aptidão técnicaespecialista deixou de atender às exigências do cenário. No contexto das políticas de segurança pública brasileiras, foi em 2003 que surgiu a primeira Matriz Curricular Nacional (MCN) – Para ações formativas dos profissionais de áreas de segurança pública, um referencial teórico metodológico voltado à formação profissional das polícias estaduais (militares e civis) e dos bombeiros militares. Em 2006, um importante marco legal foi publicado, o Decreto Presidencial nº 5.707 instituiu a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, trazendo destaque à gestão por competências e ao desenvolvimento de pessoal. Em sua última versão, de 2014, a MCN apresentou o Estudo Profissiográfico e Mapeamento de Competências: Perfil dos Cargos das Instituições Estaduais de Segurança Pública, elaborados pela SENASP. Assim, o ponto central da discussão é verificar como a Polícia Rodoviária Federal vem conduzindo suas ações formativas, no que se refere à centralidade nos conteúdos e à busca pelo desenvolvimento de competências, e quais suas principais fontes de inspiração e influência.
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