Em qualquer esfera pessoal ou profissional, o ser humano não sobrevive sem se relacionar com os outros. No meio corporativo, o relacionamento interpessoal está associado à conduta do colaborador diante de crises, conflitos, superação de obstáculos e a forma com que ele lida com seus colegas de trabalho com perfis distintos. Isso requer habilidades que precisam ser desenvolvidas, tanto quanto as competências técnicas. Uma das habilidades exigidas no currículo dos colaboradores nos dias atuais é a de saber trabalhar em equipe e relacionar-se bem, priorizando dentre as atribuições específicas do cargo ou função que ocupam manter uma convivência saudável, harmônica e, sobretudo, ética no ambiente de trabalho. No entanto, esse ainda é um desafio para os gestores de Recursos Humanos que devem estar atentos a essa questão e estabelecer uma política voltada para a gestão de relacionamentos a fim de garantir a harmonia esperada nas relações. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral: conhecer diferentes habilidades profissionais que contribuem para o bom relacionamento interpessoal no ambiente organizacional, sob a ótica da literatura. O presente artigo é um estudo bibliográfico de natureza qualitativa e, o levantamento dos dados, foram realizados com o auxílio da internet, através de bibliotecas virtuais.
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