As instituições de ensino superior estão perdendo valor ao longo do tempo, enfrentando diversos problemas como a diminuição da procura a evasão escolar ocasionando a perda de valor. Este artigo tem como objetivo identificar os principais estudos sobre a temática e apresentar os principais fatores determinantes do valor no ensino universitário. O trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura na base da dados Web of Science, no período de 1945 até 2023, utilizando as palavras chaves: Value creation e University. Após a busca na base de dados identificou a existência de 1.742 artigos sobre o assunto, foram excluídos da análise 1.149 trabalhos que não atenderam aos requisitos, permanecendo 104 trabalhos para análise. Após revisão dos artigos, observou-se que as principais publicações foram na área de educação e nas áreas de gerenciamento, negócios, economia e finanças onde o valor é amplamente discutido. Os resultados da pesquisa apontaram para duas dimensões do valor no ensino superior, a criação de valor e a co-criação de valor. A criação de valor ficou dividido em 03 categorias: infraestrutura, métodos de ensino e empreendedorismo acadêmico. A segunda dimensão co-criaçao do valor, foi identificado 03 categorias: inteiração da universidade e empresas; interação e qualidade de vida entre funcionários das universidades e os alunos; e a última as parcerias com outras instituições de ensino superior. Após a revisão da literatura foram identificados 36 fatores que explicam o valor do ensino superior, indicando a necessidade de o tema ser aprofundado devido a peculiaridade que se encontram as instituições de ensino superior. Por fim, este estudo fornece melhor compreensão de como se constitui o valor no ensino superior, permitindo o aprimoramento e desenvolvimento sobre o tema.
Comissão Organizadora
Comissão Científica