CRIPTOATIVOS: UM ESTUDO SOBRE O GRAU DE CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Author
  • Suzete Antonieta Lizote
  • Co-authors
  • Kamila Almeida Pessoa , Elisandra de Almeida Telles , Elisangela Silva Ferreira
  • Abstract
  •  

    Este artigo teve como objetivo investigar o grau de conhecimento sobre criptoativos dos acadêmicos de graduação em Ciências Contábeis. Metodologicamente, considera-se um estudo de natureza básica, descritiva e abordagem quantitativa. A população foi composta por 246 acadêmicos de Ciências Contábeis de uma Universidade Comunitária de Santa Catarina, resultando em uma amostra de 78 respondentes. O questionário foi dividido em três tópicos: aspectos conceituais, legislação e investimentos. Os resultados da pesquisa apontaram, que, de maneira geral, os discentes possuem um grau médio de conhecimento sobre os criptoativos, sendo 61,22% para os aspectos conceituais e 51,22% referentes a legislação pertinente ao tema. Quanto aos investimentos, a maioria, ou seja, 58% dos discentes preferem investir em renda fixa, 45% consideram a estratégia de market cap eficiente para avaliação de investimento em criptoativos e para 44% o site das corretoras é a melhor plataforma para monitoramento dos seus investimentos em criptoativos. Essas descobertas enfatizam a importância de fornecer orientação e educação financeira adequada para garantir uma participação consciente e compensada nesse setor, tanto para os universitários quanto para o público em geral. Por outro lado, salienta-se que os resultados deste estudo poderão possibilitar novos olhares críticos sob a ótica do docente, bem como a ampliação do saber do acadêmico e sua adaptabilidade frente às demandas do mercado financeiro.

     

  • Keywords
  • Criptoativos. Finanças. Investimentos Financeiros.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Finanças (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)