Este Caso para Ensino traz uma situação ocorrida em uma Universidade Pública Federal brasileira. Sua comunidade universitária é composta por aproximadamente 54 mil pessoas, distribuída em diversos campi, e envolve os segmentos: estudantes, servidores técnico-administrativos em educação, servidores docentes, terceirizados e comunidade externa, que utiliza de seus serviços e ações. Embora seu campus-sede seja bem localizado, em uma região central e relativamente “nobre” de uma das capitais brasileiras, ela se encontra dentro de contexto de disputas de urbanização, violência, trânsito, expansão imobiliária, entre outros. Constitucionalmente, o Estado é responsável por manter a segurança pública no território nacional, o que inclui o referido campus universitário. As ações policiais têm como objetivo proteger a comunidade, por meio de ações de inteligência e ações preventivas de combate ao crime em qualquer lugar, momento e circunstância. Há aproximadamente uma década, a gestão da Universidade – na qual o caso em evidência ocorreu – deparou-se com uma operação da Polícia Federal nas dependências de um de seus Centros de Ensino, com o objetivo de buscar por traficantes de drogas nas dependências da universidade. Inicialmente, não encontraram os traficantes buscados. Todavia, foi apreendida a quantia de 8,9 gramas de maconha na mochila de um estudante e, a partir daí, diversos atores se envolveram em tentativas frustradas de negociação e resolução do conflito. O caso apresentado foi elaborado para a utilização em cursos de graduação e pós-graduação do chamado ‘Campo de Públicas’, tais como: Administração Pública, Gestão Pública, Administração Pública e Social, Políticas Públicas e Gestão de Políticas Públicas. Sua utilização pode ocorrer em disciplinas relacionadas à comunicação, mediação e negociação; gestão de conflitos; gestão de emergências (riscos e desastres); sociologia, ética e filosofia. O objetivo deste caso de ensino é proporcionar aos estudantes participantes: a) familiaridade com a temática de negociação e mediação na esfera pública, a partir de conflitos com diferentes atores; b) capacidade reflexiva e argumentativa, a partir de conflitos da esfera pública; e c) potencializar a capacidade argumentativa em situações complexas de tomada de decisão que envolvam, inclusive, questões éticas.
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