As metodologias ágeis surgem num período em que a exigência do cliente quanto aos produtos e serviços contratados sofreu fortes mudanças. Esse fenômeno é, entre outros motivos, consequência do aumento dos negócios e competitividade. Tal fato levou os clientes a valorizarem aspectos como agilidade na entrega e redução de custos no desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços. Neste contexto, este estudo propõe explorar quais são os fatores influenciadores na implementação de uma metodologia ágil, especificamente o método Kanban em empresas prestadoras de serviços. Esta pesquisa é do tipo exploratória quantitativo onde a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line contendo questões fechadas utilizando a escala de Likert junto a um grupo de profissionais que utilizam metodologias ágeis. Segundo resultados, a utilização do método Kanban é de extrema relevância visto que mesmo com a oscilação da demanda o método continua sendo altamente eficaz e que a alta gestão da empresa em que os respondentes trabalham apoia a implementação de novas metodologias que contribuem para melhorar o desempenho da empresa, de modo a confirmar que a adesão dos líderes e gestores podem influenciar de maneira direta na implementação do método Kanban.
Comissão Organizadora
Comissão Científica