O caso para ensino apresenta a situação do dirigente municipal chamado Sr. Concreto na jurisdição de Obras Sem Fim, onde a promessa de reestruturar a infraestrutura do bairro Sem Infra após sua reeleição confronta obstáculos de natureza financeira-orçamentária e logística. Diante da escolha entre a implantação convencional de postes elétricos e a instalação subterrânea de cabos, o Prefeito Concreto se vê incumbido de coordenar um conjunto diversificado de entidades e partes interessadas, a saber, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Companhia de Energia Elétrica e a Companhia de Abastecimento de Água, a fim de evitar colisões de agendas e otimizar a alocação dos recursos públicos. O contexto do caso abarca um município caracterizado por uma economia multifacetada e um setor vital para a base eleitoral do político. O cerne do desafio está na eficaz coordenação, negociação e comunicação entre instituições públicas, gerenciamento dos custos envolvidos e a administração de demandas conflitantes, as quais abarcam até mesmo a implementação de aprimoramentos sanitários. A opção entre os postes convencionais e a infraestrutura subterrânea traduz-se em repercussões de cunho financeiro, estético e de manutenção, suscitando, assim, uma abordagem abrangente e que pode seguir caminhos integrativos ou distributivos. Para a aplicação do caso em sala de aula, os núcleos teóricos e as disciplinas pertinentes abraçam campos como a comunicação, a negociação e a gestão de conflitos no contexto de uma gestão pública municipal. A partir de orientações pedagógicas e questões propostas aos estudantes, os caminhos de análise esperados se direcionam à discussão dos conceitos subjacentes à comunicação efetiva e comunicação pública, delineando obstáculos que se interpõem, como os conflitos, enquanto explora o espectro que se estende da negociação integrativa à distributiva, promovendo estratégias para alcançar entendimentos que mutuamente se beneficiem. Adicionalmente, o caso investiga metodologias alternativas de resolução de contendas, englobando possibilidades de mediação na esfera pública. Os diálogos desencadeados por este cenário englobam matérias cruciais, como a sincronização das agendas, a análise dos gastos, a priorização dos aportes, a adesão por parte da comunidade, a reconciliação das exigências emanadas da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Infraestrutura, bem como o encaminhamento das reivindicações provenientes de demais setores. Os estudantes são encorajados a sopesar alternativas humanizadas, tais como subsídios, parcelamentos e a infusão de transparência no âmbito das deliberações. Nesse contexto educativo, o caso para ensino fomenta o desenvolvimento de capacidades de análise crítica, solução de problemáticas, tomada de resoluções e atuação em equipe no contexto público. Os alunos podem engajar-se em debates concernentes a alternativas de solução, ponderando as implicações tanto financeiras quanto sociais, e aplicando os princípios subjacentes à comunicação e à negociação. A análise dos dados, a partir do quadro teórico de base, bem como da compreensão das perspectivas e interesses dos atores envolvidos, assume um papel crucial para a consecução de um consenso equitativo que atenda tanto às necessidades da coletividade quanto às disponibilidades orçamentárias.
Comissão Organizadora
Comissão Científica