DESAFIO DE COORDENAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS NA RESTAURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE UM BAIRRO: QUANDO A PROMESSA POLÍTICA ENFRENTA A REALIDADE FINANCEIRA

  • Author
  • Elvys Martins
  • Co-authors
  • Marcos Antonio Gomes Junior , Gustavo Miotto Machado , Eglithon de Andrade Menezes , Gabyel christian de Souza
  • Abstract
  • O caso para ensino apresenta a situação do dirigente municipal chamado Sr. Concreto na jurisdição de Obras Sem Fim, onde a promessa de reestruturar a infraestrutura do bairro Sem Infra após sua reeleição confronta obstáculos de natureza financeira-orçamentária e logística. Diante da escolha entre a implantação convencional de postes elétricos e a instalação subterrânea de cabos, o Prefeito Concreto se vê incumbido de coordenar um conjunto diversificado de entidades e partes interessadas, a saber, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Companhia de Energia Elétrica e a Companhia de Abastecimento de Água, a fim de evitar colisões de agendas e otimizar a alocação dos recursos públicos. O contexto do caso abarca um município caracterizado por uma economia multifacetada e um setor vital para a base eleitoral do político. O cerne do desafio está na eficaz coordenação, negociação e comunicação entre instituições públicas, gerenciamento dos custos envolvidos e a administração de demandas conflitantes, as quais abarcam até mesmo a implementação de aprimoramentos sanitários. A opção entre os postes convencionais e a infraestrutura subterrânea traduz-se em repercussões de cunho financeiro, estético e de manutenção, suscitando, assim, uma abordagem abrangente e que pode seguir caminhos integrativos ou distributivos. Para a aplicação do caso em sala de aula, os núcleos teóricos e as disciplinas pertinentes abraçam campos como a comunicação, a negociação e a gestão de conflitos no contexto de uma gestão pública municipal. A partir de orientações pedagógicas e questões propostas aos estudantes, os caminhos de análise esperados se direcionam à discussão dos conceitos subjacentes à comunicação efetiva e comunicação pública, delineando obstáculos que se interpõem, como os conflitos, enquanto explora o espectro que se estende da negociação integrativa à distributiva, promovendo estratégias para alcançar entendimentos que mutuamente se beneficiem. Adicionalmente, o caso investiga metodologias alternativas de resolução de contendas, englobando possibilidades de mediação na esfera pública. Os diálogos desencadeados por este cenário englobam matérias cruciais, como a sincronização das agendas, a análise dos gastos, a priorização dos aportes, a adesão por parte da comunidade, a reconciliação das exigências emanadas da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Infraestrutura, bem como o encaminhamento das reivindicações provenientes de demais setores. Os estudantes são encorajados a sopesar alternativas humanizadas, tais como subsídios, parcelamentos e a infusão de transparência no âmbito das deliberações. Nesse contexto educativo, o caso para ensino fomenta o desenvolvimento de capacidades de análise crítica, solução de problemáticas, tomada de resoluções e atuação em equipe no contexto público. Os alunos podem engajar-se em debates concernentes a alternativas de solução, ponderando as implicações tanto financeiras quanto sociais, e aplicando os princípios subjacentes à comunicação e à negociação. A análise dos dados, a partir do quadro teórico de base, bem como da compreensão das perspectivas e interesses dos atores envolvidos, assume um papel crucial para a consecução de um consenso equitativo que atenda tanto às necessidades da coletividade quanto às disponibilidades orçamentárias. 

  • Keywords
  • Negociação, Gestão Pública Municipal, Resolução de Conflitos, Comunicação.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Casos de Ensino (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)