A literatura Garbage Can Model foi escolhida nesse estudo porque, dentre os diversos modelos não lineares de processo de decisão, é uma das proposições teóricas existentes que contribuem na compreensão e no sentido de acúmulo de experiências e incidentes que foram ocorridos e que dão guarida para explicar as atitudes futuras. A metáfora “Can”, isto é, “lata” é apresentada para ilustrar que as soluções acumuladas ao longo do tempo e que antecedem aos problemas e desafios e, em geral, relacionadas às experiências marcantes ao longo da vida de uma pessoa ficam acumuladas na “lata”. No momento de decisão a solução é retirada da “lata” e utilizada mesmo antes de existir o problema, portanto, é um processo de decisão não linear. O objetivo desse estudo é avançar na metáfora “can” ou “lata” como nova proposição para a literatura Garbage Can Model, sob a perspectiva da teoria do Sensemaking. A proposta é compreender os tipos de “latas” em “volume” e “consistência” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs, de cursos online abertos e massivos, massive open online courses. Para isso, refletir sobre o sentido que as suas experiências significativas nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico contribuem para a decisão de atuar nas MOOCs. Como contribuição teórica, após 5 décadas do artigo seminal (1972), esse é o primeiro estudo a indicar que a "lata" não pode ser vista de forma homogênea para diferentes indivíduos e distintos contextos organizacionais, portanto, não houve proposição para a compreensão da metáfora “lata”, sendo que o "can" pode ser distinto para cada pessoa. A partir dessa descoberta, a lacuna teórica foi identificada na revisão da literatura e nas entrevistas com 18 pesquisadores prolíficos que investigam a teoria Garbage Can Model. Esse estudo qualitativo e descritivo foi realizado utilizando a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), juntamente com o Método Dialógico que se constituíram em recursos metodológicos indutivos e interativos de investigação. Optou-se por pesquisa semiestruturada e foi utilizada a técnica (TIC), na perspectiva do processo de sensemaking para compreender o sentido que as experiências significativas revelaram como solução para a decisão de atuar nas MOOCs, bem como apoiar as análises retrospectivas. Esses caminhos permitiram tornar mais clara a compreensão dos tipos de “latas” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs. Os resultados encontrados fundamentam nova proposição teórica do uso do modelo “Garbage Can” e, assim, se avança na metáfora “Can”, isto é, a “lata”, para tomada de decisão como contribuição desse estudo. Então, para o docente que apresenta processo de decisão não linear, no contexto das plataformas MOOCs, a sua “lata” indica maior volume e a consistência leve e flexível. A contribuição prática indica a importância de acumularmos experiências, pessoais, profissionais e acadêmicas, em intensidade (esforço) e frequência (continuidade), de tal forma a elevar as chances de êxito em situações inusitadas, com pouca ou nenhuma referência anterior a partir de um processo decisório não linear.
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