O estudo investigou o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores na intenção de compra dos consumidores. Filtro de beleza é uma ferramenta utilizada nas redes sociais afim de melhorar a aparência dos usuários. De um lado, a autenticidade na propaganda é valorizada pelos consumidores, pois cria uma conexão genuína e confiável com os influenciadores. Do outro, o ceticismo do consumidor sobre a propaganda pode variar dependendo do tipo de produto. Da falta de explicações sobre as relações entre o uso de filtros de beleza, autenticidade do influenciador, ceticismo do consumidor e comportamento de compra surge o problema de pesquisa desta dissertação que é a falta de entendimento sobre como o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores quando recomendam um produto, afeta o comportamento do consumidor. O objetivo é entender o efeito do uso de filtro de beleza por influenciadores quando recomendam produtos na intenção de compra do consumidor. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa por meio de levantamento. A amostragem foi por conveniência e os dados analisados por equações estruturais. Nossos achados revelam que o uso de filtros de beleza por um influenciador, quando percebido pelo consumidor, influencia a autenticidade percebida no influenciador e a intenção de compra do produto recomendado pelo influenciador. O ceticismo influenciou a autenticidade percebida, porém não houve interação com o uso do filtro de beleza. Concluiu-se que os influenciadores, ao recomendarem produtos, devem refletir sobre o uso dos filtros de beleza, buscando equilíbrio entre aprimoramento visual e autenticidade.
Comissão Organizadora
Comissão Científica