Esse caso de ensino apresenta uma situação vivenciada pela microempreendedora Carol (nome fictício) e trata de desafios corriqueiros para as pessoas que se tornam empreendedoras por necessidade, principalmente aquelas que não possuem a qualificação necessária para tal. Após refletir sobre os acontecimentos em sua vida profissional e os desafios que constantemente aparecem, Carol concluiu que precisa decidir como resolver as questões que estão lhe tirando o sono. Por intuição Carol imaginou que, para buscar uma solução eficiente, ela precisaria focar na situação mais crítica no momento, por isso ela definiu seu dilema como sendo: Após ter identificado os principais desafios do seu negócio, o que ela poderia fazer para melhorar nestes aspectos? A partir da identificação do dilema, foi determinado que o objetivo da aplicação desse caso de ensino é fazer com que os estudantes dos cursos das áreas de gestão em geral, mas, principalmente de Administração, coloquem em prática as ferramentas, metodologias e técnicas aprendidas durante seus estudos. Assim, o presente caso contempla as notas de ensino, bem como alguns autores que apresentam recursos que auxiliarão os futuros gestores em suas tomadas de decisão, trazendo assim, uma breve pesquisa bibliográfica como metodologia de apoio. Como contribuição, esse caso de ensino pretende oportunizar que os estudantes conheçam cenas da vida real de um pequeno empreendedor e compreendam a importância da qualificação para gestores, principalmente para os pequenos negócios.
Comissão Organizadora
Comissão Científica