CAROL TEM QUE TRABALHAR_OS DESAFIOS DE QUEM EMPREENDE POR NECESSIDADE E NÃO POR OPORTUNIDADE

  • Author
  • Rosinda Angela da Silva
  • Abstract
  •  

    Esse caso de ensino apresenta uma situação vivenciada pela microempreendedora Carol (nome fictício) e trata de desafios corriqueiros para as pessoas que se tornam empreendedoras por necessidade, principalmente aquelas que não possuem a qualificação necessária para tal. Após refletir sobre os acontecimentos em sua vida profissional e os desafios que constantemente aparecem, Carol concluiu que precisa decidir como resolver as questões que estão lhe tirando o sono. Por intuição Carol imaginou que, para buscar uma solução eficiente, ela precisaria focar na situação mais crítica no momento, por isso ela definiu seu dilema como sendo: Após ter identificado os principais desafios do seu negócio, o que ela poderia fazer para melhorar nestes aspectos? A partir da identificação do dilema, foi determinado que o objetivo da aplicação desse caso de ensino é fazer com que os estudantes dos cursos das áreas de gestão em geral, mas, principalmente de Administração, coloquem em prática as ferramentas, metodologias e técnicas aprendidas durante seus estudos. Assim, o presente caso contempla as notas de ensino, bem como alguns autores que apresentam recursos que auxiliarão os futuros gestores em suas tomadas de decisão, trazendo assim, uma breve pesquisa bibliográfica como metodologia de apoio. Como contribuição, esse caso de ensino pretende oportunizar que os estudantes conheçam cenas da vida real de um pequeno empreendedor e compreendam a importância da qualificação para gestores, principalmente para os pequenos negócios.

     

  • Keywords
  • Microempreendedorismo, Falta de qualificação, Gestão, Resolução de problemas.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Casos de Ensino (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)