ANÁLISE E MAPEAMENTO DO PROCESSO DE COMPRAS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO

  • Author
  • Larissa de Souza Lopes
  • Co-authors
  • Leonardo Caixeta de Castro Maia , Cristiano Henrique Antonelli da Veiga , Camila de Araujo
  • Abstract
  • O setor da construção civil desempenha um papel crucial na economia de um país, exigindo uma gestão eficiente para garantir sucesso nos projetos. Nesse interim, as decisões de compra de materiais e de serviços neste setor impactam diretamente na qualidade das construções, nos custos e no cumprimento de prazos. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de compras em uma empresa do setor da construção civil situada na cidade de Uberlândia, MG, utilizando um modelo teórico para estruturar o processo de compras. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se uma escala de Likert para avaliar o grau de maturidade das dezesseis categorias do modelo teórico, reconhecendo indicadores de desempenho e mapeando o processo de compras. Por meio das entrevistas, obteve-se a validação do Business Process Model and Notation e revelou que a empresa está em diferentes estágios de maturidade no seu processo de compras. Enquanto algumas áreas mostraram maturidade, outras revelaram a necessidade de implementação de procedimentos padronizados, sistemas automatizados e a integração de sistemas para melhorar a eficiência e a tomada de decisões. Destaca-se também a avaliação contínua dos indicadores de desempenho dos fornecedores. 

  • Keywords
  • Compras, Processo, Business Process Model and Notation, Construção civil, Estudo de caso.
  • Subject Area
  • Operações e Logística
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)