A área de estratégia das empresas é ampla e abarca vários cenários possíveis para o direcionamento de seus esforços de monitoramento. São cenários políticos, demográficos, sociais, tecnológicos e econômicos, dentre outros. Monitorar o ambiente externo no qual as empresas estão inseridas é de fundamental importância para o estabelecimento e tomada de decisões estratégias empresariais. Esse monitoramento externo contempla os cenários econômicos, políticos, sociais, tecnológicos dentre muitos que afetam as organizações. O comportamento da taxa de câmbio sempre foi tema de grande atenção na história da economia brasileira. A moeda dólar norte-americano está significativamente envolvida nas atividades de consumo, produção e investimento no Brasil. As cadeias produtivas do agronegócio e da indústria, assim como das finanças, são afetadas pela taxa de câmbio do Real com o Dólar norte-americano. A taxa de câmbio, dessa maneira, tornou-se um indicador econômico fundamental. A volatilidade cambial, por sua vez, um indicador fundamental de risco para as empresas. As empresas têm de tomar decisões estratégicas face a aumentos de expectativas sobre o risco e a volatilidade da taxa cambial. Nesse trabalho, pretende-se examinar como as empresas podem utilizar estratégias para lidar com o risco cambial, inclusive com o uso de instrumentos de “hedge” e políticas de mitigação.