Resumo
Este artigo investiga se os temas inovação e diversidade são entendidos como pilares de um negócio e, se a junção deles resulta em diferenciação e crescimento para as empresas. O objetivo é averiguar se empresas com maior diversidade tendem a ser mais inovadoras e competitivas no mercado. Diante disso, foi determinado o seguinte questionamento para nortear o trabalho: De que maneira a diversidade influencia a capacidade de inovação das empresas? O procedimento metodológico deste artigo contempla uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo buscando trazer os conceitos relativos aos temas abordados por meio de acesso a materiais disponíveis em livros, artigos, revistas, sites de empresas, blogs, entre outros. Além disso, foi realizado um levantamento nos sites de vinte empresas de quatro segmentos distintos (tecnologia, serviço financeiro, varejo, indústria), sendo empresas nacionais e internacionais em que foram consideradas duas variáveis: inovação e diversidade, para buscar evidências de que elas se consideram inovadoras e se divulgam suas ações de diversidade. Os resultados das pesquisas trouxeram autores que justificam que sim, as empresas que fomentam a diversidade tendem a ser mais inovadoras, contribuindo para o crescimento das organizações e perenidade dos negócios.