A relação entre empresas e stakeholders nos países do BRICS+ é complexa, refletindo as especificidades econômicas e sociopolíticas de cada nação. Este estudo se mostra relevante na busca por ampliar o alcance contextual da teoria de stakeholders no cenário de expansão do BRICS. Analisamos as priorizações de stakeholders e práticas de engajamento das principais empresas do setor energético desses países, utilizando relatórios não financeiros. O problema de pesquisa centra-se nas variações das práticas de engajamento de stakeholders entre empresas do setor energético. O objetivo é analisar e comparar essas práticas, considerando os níveis de engajamento e priorizações de stakeholders em cada contexto nacional. Fundamentado na Teoria de Stakeholders, utilizamos uma abordagem exploratória baseada na análise de conteúdo. A ferramenta NVivo auxiliou na organização e análise dos dados. Os resultados mostram variações significativas: empresas da China e Rússia destacam-se pelo alto nível de engajamento informativo, com ênfase na relação com governo e comunidade; no Brasil, observa-se um equilíbrio entre os níveis de engajamento, refletindo a atuação estatal e de mercado. A África do Sul demonstra equilíbrio similar. Este estudo contribui para a literatura ao fornecer uma análise comparativa dos níveis de engajamento de stakeholders nos países do BRICS+, destacando a necessidade de adaptar estratégias ao contexto específico de cada país.