Grupo Mandic Criando Coerência em um Portfólio Diversificado

  • Author
  • FRANCISCO ILSON SARAiVA JUNIOR
  • Abstract
  • O Grupo Mandic, liderado pela família Junqueira, expandiu-se significativamente além de suas raízes em odontologia e medicina, explorando novos segmentos como telecomunicações. Essa diversificação reflete tanto a busca por sinergias entre suas operações quanto o espírito empreendedor do grupo. Francisco Saraiva, o novo diretor de marketing, enfrenta o desafio de organizar o portfólio de marcas do grupo. Ele deve decidir entre criar uma marca corporativa para unificar as várias unidades de negócios ou manter as marcas individuais, avaliando o impacto estratégico e a coerência da marca. Questões como a integração da nova marca "Rede Conecta" e a utilização do nome da faculdade para endossar negócios de saúde e telecomunicações são cruciais para a decisão.

    Além disso, o grupo tem se destacado por suas iniciativas inovadoras, como a criação da Med Mandic, do Hub Mandic e da plataforma digital Docfy. A expansão internacional, com a abertura de uma unidade em Portugal, e o desenvolvimento da Faculdade de Medicina do Sertão, são exemplos de seu compromisso contínuo com a excelência educacional e médica. Saraiva precisa considerar como harmonizar essas marcas sob uma estrutura coesa, respeitando suas identidades únicas, e como as futuras oportunidades de negócios identificadas pelo Dr. José Luiz serão incorporadas ao portfólio. A nova estratégia de marca deve não apenas unificar as marcas, mas também respeitar as identidades e a cultura organizacional, garantindo que os colaboradores estejam engajados e motivados com as mudanças

  • Keywords
  • branding, arquitetura de marcas, posicionamento, expansão e diversificação de negócios
  • Subject Area
  • Casos de Ensino
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)