Estudos sobre marca, após permearem a era da informação e a era da do atributo, vivenciam a era do valor da marca. Portanto, trata-se de um ensaio teórico como norteador científico para um debate acadêmico rumo à futuros estudos empírico, teórico ou bibliométrico tendo a marca como recurso estratégico multidimensional. O propósito é avançar no conhecimento da gestão da marca para entendimento das variáveis antecedentes e/ou consequentes dos construtos “valor de marca” e “reputação da marca” nos níveis micro, meso e macro. As marcas apontam para o seu futuro — em termos de missão, visão e propósito organizacional — podem, portanto, contribuir com marcas empreendedoras e sustentáveis de organizações brasileiras. Perante transformações disruptivas, implicações diversas na área da Administração requerem ser priorizadas, especificamente nas inter-relações entre o campo do marketing e as demais áreas estratégicas e funcionais. Sendo assim, a expectativa acadêmica científica desse debate imperativo para avanço na literatura e na prática sobre marca como recurso estratégico multidimensional nas organizações é contribuir com o avanço do conhecimento que reúnem tal discussão científica para impacto ambiental, social, econômico, técnico e científico em nível local, regional, nacional e internacional.Estudos sobre marca, após permearem a era da informação e a era da do atributo, vivenciam a era do valor da marca. Portanto, trata-se de um ensaio teórico como norteador científico para um debate acadêmico rumo à futuros estudos empírico, teórico ou bibliométrico tendo a marca como recurso estratégico multidimensional. O propósito é avançar no conhecimento da gestão da marca para entendimento das variáveis antecedentes e/ou consequentes dos construtos “valor de marca” e “reputação da marca” nos níveis micro, meso e macro. As marcas apontam para o seu futuro — em termos de missão, visão e propósito organizacional — podem, portanto, contribuir com marcas empreendedoras e sustentáveis de organizações brasileiras. Perante transformações disruptivas, implicações diversas na área da Administração requerem ser priorizadas, especificamente nas inter-relações entre o campo do marketing e as demais áreas estratégicas e funcionais. Sendo assim, a expectativa acadêmica científica desse debate imperativo para avanço na literatura e na prática sobre marca como recurso estratégico multidimensional nas organizações é contribuir com o avanço do conhecimento que reúnem tal discussão científica para impacto ambiental, social, econômico, técnico e científico em nível local, regional, nacional e internacional.