ENSAIO TEÓRICO SOBRE VALOR E REPUTAÇÃO DE MARCA COMO RECURSO ESTRATÉGICO MULTIDIMENSIONAL

  • Author
  • Fabiana Mariutti
  • Abstract
  • Estudos sobre marca, após permearem a era da informação e a era da do atributo, vivenciam a era do valor da marca. Portanto, trata-se de um ensaio teórico como norteador científico para um debate acadêmico rumo à futuros estudos empírico, teórico ou bibliométrico tendo a marca como recurso estratégico multidimensional. O propósito é avançar no conhecimento da gestão da marca para entendimento das variáveis antecedentes e/ou consequentes dos construtos “valor de marca” e “reputação da marca” nos níveis micro, meso e macro. As marcas apontam para o seu futuro — em termos de missão, visão e propósito organizacional — podem, portanto, contribuir com marcas empreendedoras e sustentáveis de organizações brasileiras. Perante transformações disruptivas, implicações diversas na área da Administração requerem ser priorizadas, especificamente nas inter-relações entre o campo do marketing e as demais áreas estratégicas e funcionais. Sendo assim, a expectativa acadêmica científica desse debate imperativo para avanço na literatura e na prática sobre marca como recurso estratégico multidimensional nas organizações é contribuir com o avanço do conhecimento que reúnem tal discussão científica para impacto ambiental, social, econômico, técnico e científico em nível local, regional, nacional e internacional.Estudos sobre marca, após permearem a era da informação e a era da do atributo, vivenciam a era do valor da marca. Portanto, trata-se de um ensaio teórico como norteador científico para um debate acadêmico rumo à futuros estudos empírico, teórico ou bibliométrico tendo a marca como recurso estratégico multidimensional. O propósito é avançar no conhecimento da gestão da marca para entendimento das variáveis antecedentes e/ou consequentes dos construtos “valor de marca” e “reputação da marca” nos níveis micro, meso e macro. As marcas apontam para o seu futuro — em termos de missão, visão e propósito organizacional — podem, portanto, contribuir com marcas empreendedoras e sustentáveis de organizações brasileiras. Perante transformações disruptivas, implicações diversas na área da Administração requerem ser priorizadas, especificamente nas inter-relações entre o campo do marketing e as demais áreas estratégicas e funcionais. Sendo assim, a expectativa acadêmica científica desse debate imperativo para avanço na literatura e na prática sobre marca como recurso estratégico multidimensional nas organizações é contribuir com o avanço do conhecimento que reúnem tal discussão científica para impacto ambiental, social, econômico, técnico e científico em nível local, regional, nacional e internacional. 

  • Keywords
  • Marca; gestão de marca; valor de marca; branding; brand equity.
  • Subject Area
  • Marketing
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  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
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  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)