O endividamento em excesso das pessoas é um problema em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do materialismo, da educação financeira e do valor atribuído ao dinheiro no endividamento de indivíduos da geração X e Y, visto que se trata de uma camada significativa da população. Por meio de redes sociais e e-mail, foi aplicada uma pesquisa quantitativa descritiva utilizando-se um questionário escala Likert com 55 questões. Com o uso de Teste ANOVA, regressões lineares múltiplas e análises de mediação, este estudo propôs dez hipóteses e confirmou três delas. Os resultados mostraram que o valor atribuído ao dinheiro possui impacto positivo e significativo na propensão ao endividamento da geração X, além de mediar sua relação entre materialismo e endividamento. Para a geração Y, a educação financeira revelou um impacto negativo e significativo na propensão ao endividamento. A conclusão principal é que não existem diferenças entre o comportamento das duas gerações em relação ao dinheiro e que as variáveis avaliadas não exercem influência significativa sobre os níveis de endividamento