Este estudo procurou compreender a relação entre as interações sociais digitais e a abordagem da liderança militar formulada pela Marinha do Brasil. A principal motivação para estas reflexões originou-se do interesse em sondar os desdobramentos das influências tecnológicas das redes sociais no contexto da liderança organizacional. Nesse sentido, buscou-se entender como os estilos de liderança são percebidos por aquela Instituição Militar, e como tal discernimento poderia contribuir para a ciência administrativa. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto e um estudo de caso na Força Naval, investigando-se aspectos ligados à comunicação e à cultura organizacional, por exemplo. Dentre outras constatações, verificou-se que a Esquadra brasileira entende a liderança como uma habilidade, a qual pode e deve ser desenvolvida pelos seus membros; ainda, incentiva seus líderes estratégicos a utilizarem as redes sociais para divulgar o nome da Força; e privilegia a aplicação da liderança situacional em seus processos organizacionais. Além disso, observou-se que a Marinha do Brasil atualiza, continuadamente, seu arcabouço teórico-prático sobre a temática, mediante constantes discussões institucionais – o que serve de exemplo às corporações que desejam deixar um legado de liderança para suas futuras gerações de colaboradores. Aspira-se, dessa forma, que os argumentos e questionamentos apresentados pela pesquisa estimulem o avanço de novos debates sobre o tema.