O dinamismo do mercado masculino de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) reflete mudanças culturais profundas, desafiando as tradicionais normas de gênero e indicando uma nova era na concepção da vaidade masculina. Este estudo foca em compreender os hábitos de consumo que levam os homens de Cuiabá – MT ao consumo desses produtos, num contexto onde o mercado masculino brasileiro expande a 14,1% ao ano, superando o feminino. Por meio de uma metodologia qualitativa, esta pesquisa de caráter descritivo busca compreender suas preferências, influências na compra e motivações e concepções sobre a vaidade masculina, empregando a técnica da análise de conteúdo para um entendimento mais profundo. Para isso, foram entrevistados 20 consumidores. Os resultados indicam que o bem-estar e a autoestima são impulsionadores significativos para o consumo desses produtos, destacando-se também a influência de fatores sociais e individuais nas decisões de compra. A pesquisa evidencia uma evolução nas atitudes masculinas em relação à vaidade, com os homens mostrando maior abertura para cuidar de sua aparência, refletindo mudanças culturais que desafiam estereótipos de gênero tradicionais.