A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NA ACADEMIA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Author
KÉSIA DE JESUS SÁ REIS
Co-authors
MARTA RUFINO DE CARVALHO RUFINO , JACQUELAINE ALVES MACHADO
Abstract
O presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos de graduação em Administração na compreensão dos conteúdos sobre demonstrações financeiras de uma instituição de ensino superior. A metodologiafoi delineada pela revisão bibliográfica, seguida deum protocolo de campo, em que implementou-se entrevista estruturada com participantes matriculados no curso de Bacharelado em Administração da IES em estudo. Para análise e tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de Nuvem de Palavras.A abordagem foi de natureza qualitativa e quantitativa com objetivos descritivos. Os resultados indicam que mais da metade dos acadêmicos possuem um conhecimento mediano acerca das demonstrações financeiras, um dos fatores apontados é a falta de base em matemática e dificuldades nainterpretação dos dados. Desta forma, se faz necessário reforço matemático e de interpretação de textos, visto que as demonstrações financeiras sãoessenciais para a formação acadêmica e o desempenho profissional dos futuros administradores.
Keywords
Demonstrações Financeiras, Alunos de Graduação, Administração.
REIS, KÉSIA DE JESUS SÁ; RUFINO, MARTA RUFINO DE CARVALHO; MACHADO, JACQUELAINE ALVES. A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NA ACADEMIA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
In: 35º ENANGRAD -
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024. Available in: <https://doity.com.br/anais/35-enangrad/trabalho/392633>.
Available in: 18/11/2024 at 02:23
Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
Empreendedorismo e Startups
Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Estratégia Organizacional e Inovação
Estudos Organizacionais
Finanças
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Marketing
Operações e Logística
Gestão Socioambiental
Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
Casos de Ensino
Comissão Organizadora
Edson Sadao Iizuka (FEI)
Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
Anderson Odias (ANGRAD)
Direção de Ensino e Pesquisa
Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)
Comissão Científica
Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
Empreendedorismo e Startups
Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
Estratégia Organizacional e Inovação
Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
Estudos Organizacionais
Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
Finanças
Coordenador: Francisco Barone (UFF)
Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
Gestão de Pessoas
Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
Marketing
Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
Operações e Logística
Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
Gestão Socioambiental
Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração