Este estudo teve como objetivo descrever o comportamento e a decisão de compra pela internet do consumidor universitário da Unemat, campus de Diamantino/MT, abrangendo os cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Educação Física, e buscou caracterizar o perfil desse consumidor virtual universitário, identificar suas principais tendências e comportamentos de compra, e demonstrar os fatores que exercem maior influência em suas decisões de compra. No percurso metodológico adotou-se uma abordagem quantitativa, com estratégia de pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos estudantes universitários, e sua análise realizada por meio de estatística descritiva simples, apresentando-se os resultados por meio de gráficos e tabelas. Os resultados revelaram que o público universitário pesquisado é composto principalmente por jovens, nativos digitais, que passam várias horas por dia na internet e 32,7% realizam compras online frequentemente, enquanto que 42,9% de forma ocasional. A categoria de produtos mais comprados por eles é moda e acessórios, seguida por eletrônicos, além disso 48,2% desistem das compras online ao se depararem com comentários e avaliações ruins dos produtos. O trabalho demonstra que as recomendações de influenciadores e as avaliações de outros consumidores exercem um papel importante na decisão de compra dos consumidores universitários, evidenciando a influência das redes sociais e da internet no processo de compra e, como fontes de informação, julgam mais relevantes à opinião de amigos e familiares que especialistas em anúncios e campanhas de marketing.