COMPORTAMENTO E DECISÃO DE COMPRA PELA INTERNET DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO DA UNEMAT, MUNICÍPIO DE DIAMANTINO/MT

  • Author
  • WERLEY ALVES DA SILVA
  • Co-authors
  • ANA CRISTINA PERON DOMINGUES
  • Abstract
  •  

    Este estudo teve como objetivo descrever o comportamento e a decisão de compra pela internet do consumidor universitário da Unemat, campus de Diamantino/MT, abrangendo os cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Educação Física, e buscou caracterizar o perfil desse consumidor virtual universitário, identificar suas principais tendências e comportamentos de compra, e demonstrar os fatores que exercem maior influência em suas decisões de compra. No percurso metodológico adotou-se uma abordagem quantitativa, com estratégia de pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos estudantes universitários, e sua análise realizada por meio de estatística descritiva simples, apresentando-se os resultados por meio de gráficos e tabelas. Os resultados revelaram que o público universitário pesquisado é composto principalmente por jovens, nativos digitais, que passam várias horas por dia na internet e 32,7% realizam compras online frequentemente, enquanto que 42,9% de forma ocasional. A categoria de produtos mais comprados por eles é moda e acessórios, seguida por eletrônicos, além disso 48,2% desistem das compras online ao se depararem com comentários e avaliações ruins dos produtos. O trabalho demonstra que as recomendações de influenciadores e as avaliações de outros consumidores exercem um papel importante na decisão de compra dos consumidores universitários, evidenciando a influência das redes sociais e da internet no processo de compra e, como fontes de informação, julgam mais relevantes à opinião de amigos e familiares que especialistas em anúncios e campanhas de marketing.

     

  • Keywords
  • Comportamento de compra. Consumidor universitário. Internet. Influência na decisão de compra.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)