Este artigo explora abordagens inovadoras para a formação de administradores com foco em sustentabilidade. Por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, o estudo investiga o contexto acadêmico relacionado às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento sustentável. Disciplinas interdisciplinares, transdisciplinaridade, aprendizagem colaborativa e metodologias ativas, como Gestão de Projetos e Gestão Estratégica para a Sustentabilidade, são empregadas para preparar os discentes dos cursos de Administração e Engenharia de Produção a enfrentarem os desafios contemporâneos. Este artigo ressalta a importância da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no currículo acadêmico, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos em projetos reais. Ferramentas como o Project Canvas e a participação em eventos extensionistas são apresentadas como estratégias eficazes para desenvolver competências críticas e fomentar uma mentalidade sustentável entre os futuros profissionais. Além disso, o estudo discute a necessidade de preparar os discentes para um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o impacto social, a responsabilidade social corporativa e a adoção de práticas sustentáveis nas organizações. A implementação dessas práticas pedagógicas visa não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também o fortalecimento de valores éticos e de uma visão holística e sistêmica, essenciais para a eficácia em um cenário global cada vez mais complexo e interconectado.