A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vem impactando positivamente o fornecimento dos serviços públicos para a sociedade, modificando o cenário da comunicação e introduzindo novas ferramentas baseadas na interatividade e na colaboração. O Governo Digital busca desburocratizar, modernizar, promover transparência, participação social e segurança da informação. No entanto, a exclusão e as desigualdades regionais e sociais, são um desafio para a universalização do acesso as tecnologias e os serviços públicos digitais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever infraestrutura básica de TICs nos municípios brasileiros e analisar o comportamento de acesso e uso das TICs nos domicílios brasileiros, identificando tendências e desafios no período estudado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa nos anos 2015 a 2021 nas cinco regiões brasileiras. Os resultados revelam que do ponto de vista da oferta de serviços, foi evidenciado que todos os municípios brasileiros possuem a infraestrutura básica necessária, como computadores e acesso à internet. Contudo, a análise revelou que, embora a disponibilidade de infraestrutura básica tenha sido universalizada, ainda existem lacunas significativas em termos de qualidade. Por outro lado, do ponto de vista do usuário, observou-se uma estabilidade no número de equipamentos como computadores e tablets entre 2015 e 2021. O verdadeiro avanço ocorreu a partir de 2020, com a crescente utilização de telefones móveis e conexões móveis para acesso à internet e aos serviços públicos.