Este estudo qualitativo exploratório com abordagem de estudo de caso único utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante, entrevistas em profundidade e análises de documento e discurso. Posteriormente, foram triangulados para confirmar os resultados e analisar o seu conteúdo sob a perspectiva da Teoria dos Stakeholders, que, a partir do chamado de Kujala (2022), tornou viável aprofundar a teoria e contribuir para a prática. O objetivo deste trabalho foi compreender os obstáculos existentes para reconhecer uma Indicação Geográfica e implementar a sua operação. Ele demonstrou que, a) os valores culturais dos stakeholders podem impedir ou prejudicar a existência dos atributos de engajamento; b) sem os atributos de engajamento para a criação de valor não é possível a captar valor por nenhum deles; c) que na ausência de alguns dos atributos nem todos os stakeholders conseguem captar valor; e d) alguns dos stakeholders podem ter o seu valor destruído como foi o caso do meio ambiente na pesquisa em questão. A limitação desta pesquisa foi a de manter os pesquisadores isentos da interferência no processo de sucesso da IG e sugere-se utilizar futuramente a abordagem de Observação Participante como método de estudo, para que se possa captar a essência da realidade do contexto dos stakeholders da Indicação Geográfica.