ESCLARECENDO O “GREENWASHING”: UMA BIBLIOMETRIA SOBRE SUA RELEVÂNCIA NA ÁREA DE MARKETING

  • Author
  • FRANCIEUDE OLIVEIRA DE SOUZA
  • Co-authors
  • Bruna Cordeiro de Sousa , Cléssia Fernandes de Brito Santiago , Débora Karyne da Silva Abrantes
  • Abstract
  •  

    A temática referente à sustentabilidade é objeto de amplas discussões em escala global, acompanhada do crescente interesse de organizações e consumidores em adotar práticas responsáveis. Diante disso, algumas empresas têm buscado se apresentar como sustentáveis, recorrendo a estratégias enganosas de marketing, com o objetivo de se promoverem de maneira ecológica, comportamento esse denominado "greenwashing" (lavagem verde). Considerando essa realidade, o objetivo deste trabalho foi mapear as principais publicações do greenwashing na área de Marketing. Para tanto, foram analisados artigos científicos disponíveis na plataforma Web of Science (WoS), sem intervalo de tempo, buscando, além de um mapeamento da área, discutir as implicações do greenwashing e do marketing sustentável para o campo de estudo e para a sociedade, buscando como resultado a proposição de uma agenda de pesquisa. Para realizar a análise bibliométrica, foi pesquisado o termo “greenwashing” AND “Marketing”em todas as coleções da WoS no campo tópico.  Logo em seguida, os dados foram lançados no software VOSviewer para posterior análises. A partir da exploração dos dados foi possível perceber um grande número de publicações até o momento, o crescimento exponencial do tema em várias áreas de conhecimento, autores que mais discutem a temática, além dos países que mais pesquisam sobre o assunto. Dessa forma, a relevância dos estudos é notória, e como mostra o crescente número de artigos publicados na plataforma Web of Science, o termo é amplamente utilizado em diferentes contextos, como acadêmico, social e gerencial. Ao final, uma agenda de pesquisa é apresentada.

     

  • Keywords
  • Bibliometria, Greenwashing, Marketing.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)