O artigo analisa a percepção de estudantes do curso de Administração no Rio de Janeiro. O principal objetivo do estudo foi investigar os principais motivos que levam os estudantes a optarem pela modalidade de ensino EaD. Os objetivos secundários incluíram: (i) apresentar conceitos atuais sobre o ensino a distância; (ii) examinar a percepção dos alunos sobre aspectos do ensino EaD e presencial; e (iii) avaliar a percepção dos alunos sobre as vantagens e desvantagens da educação a distância. A pesquisa, qualitativa e explicativa, envolveu um levantamento bibliográfico e entrevistas com 931 estudantes de administração. Os resultados indicam que a flexibilidade de horários, a gestão do tempo e a acessibilidade a materiais gratuitos de alta qualidade são as principais vantagens percebidas pelos estudantes. Por outro lado, a falta de interatividade, a dificuldade de manter uma rotina de estudos e a dificuldade em sanar dúvidas prontamente são as principais desvantagens apontadas. A análise do estudo também revelou nuances importantes em relação ao gênero e à faixa etária dos participantes. O estudo destaca a relevância de plataformas de aprendizagem mais interativas, recursos didáticos dinâmicos e a disponibilização de todo o material didático no início dos cursos para melhorar a experiência do EaD.