Este trabalho teve como objetivo compreender o impacto das embalagens não inclusivas ou acessíveis de produtos do segmento de cuidados pessoais na percepção dos consumidores com deficiência física e/ou visual. Para atingir esse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que estruturou o referencial teórico do trabalho, além de duas pesquisas de campo utilizando-se o método misto (quantitativo-qualitativo). A primeira pesquisa de campo contou com abordagem quantitativa e foi feita por meio de um questionário online, que obteve 155 respostas de consumidores, e buscou levantar dados sobre o comportamento desses indivíduos no mercado de produtos de higiene e cuidados pessoais. Já a segunda pesquisa contou com abordagem qualitativa e foi feita por meio de entrevistas em profundidade com cinco pessoas com deficiência física de membros superiores e/ou visual que participaram da primeira pesquisa, com os quais se investigou quais são suas percepções e sentimentos perante embalagens não inclusivas de produtos do segmento supracitado. Os resultados obtidos mostraram que a falta de embalagens inclusivas impacta negativamente a experiência dos indivíduos com deficiência física e/ou visual, uma vez que elas limitam sua participação plena como consumidores e também como cidadãos.