Com o aparecimento avassalador da crise pandêmica, as pessoas sofreram muito. As empresas tiveram que fechar as suas portas, fazendo com que o comércio tivesse várias mudanças. Dessa forma, foi viável acompanhar os ramos que mais foram afetados no período pandêmico, principalmente com as medidas restritivas. Assim o presente trabalho tem como objetivo descrever os esforços, os desafios e as aprendizagens vivenciadas pelos empreendedores de variados segmentos durante o período da pandemia do COVID-19. Os procedimentos metodológicos abrange uma pesquisa de natureza descritiva exploratória, utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da entrevista, com a utilização do questionário semiestruturado. No total foram realizados 04 (quatro) entrevistas entre os dias 05 (cinco) a 08 (oito) de dezembro de 2023. Com os resultados foi possível analisar que os entrevistados afetados pela COVID-19, necessitavam de um olhar para eles e para seus empreendimentos, para poderem rever os efeitos da pandemia no seu negócio. A vista disso, este trabalho trouxe um impacto positivo nos empreendimentos, como também pode vir a acrescentar na literatura sobre o assunto em questão por meio das informações adquiridas, fortalecendo o estudo de futuros pesquisadores em busca de informações sobre esse tema.