As metodologias ativas são mais eficazes na construção do conhecimento do que os métodos tradicionais, pois promovem um aprendizado ativo e autônomo, incentivando os indivíduos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem e a desenvolver habilidades e competências. Embora muitos estudos analisem seu impacto em instituições educativas, sua aplicação em outros tipos de organizações ainda é pouco explorada. Nesse contexto, este trabalho investiga as contribuições das metodologias ativas, enfocando duas diferentes organizações (uma do setor industrial e outra do setor financeiro), retratadas em estudos de casos disponíveis na literatura acadêmica. Destaca-se que a organização industrial, para atender demandas específicas, utiliza técnicas como Brainstorming, contextualização da aprendizagem, Benchmarking, 5W2H e Design Thinking. Já a organização do setor financeiro, focando na aprendizagem dos empregados e seus impactos, utiliza o Design Thinking e o Brainstorming. Logo, esta pesquisa buscou identificar, nas duas organizações, os métodos ativos por elas utilizados, quando foram aplicados e quais resultados foram obtidos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, baseado em dados bibliográficos, e que emprega a transdisciplinaridade para analisar aspectos socioculturais relacionados à educação corporativa e à aprendizagem ativa. Observou-se que, em ambas as empresas, as metodologias ativas contribuíram para um ambiente mais inovador e se mostraram uma abordagem integral de aprendizagem, preparando os aprendizes para uma busca constante de aprendizado de forma integrativa, prática e criativa, e fortalecendo a cultura de inovação nas empresas.