O artigo apresenta a importância do comércio eletrônico nos dias, buscando compreender sua viabilidade no contexto pós-pandemia do COVID-19. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como os consumidores brasileiros estão utilizando o comércio eletrônico para suprir suas necessidades diárias e como está o comportamento do consumidor após a pandemia. O estudo é definido como uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada por meio da compreensão de artigos científicos e relatórios, com coleta de dados relacionados ao objeto de estudo selecionado. Os resultados mostram que, mesmo antes da pandemia, o comércio eletrônico já estava em crescimento devido ao avanço da tecnologia. Mas, foi durante a pandemia que esse crescimento se acelerou. Após a estabilização, essa tendência persistiu, embora em um ritmo mais moderado em comparação com o crescimento durante o auge da pandemia, devido à reabertura de lojas físicas, os consumidores têm mais opções de compra, o que levou à contínua abertura de novas lojas online, já que muitos consumidores mantêm o hábito de realizar compras pela internet. Prevê-se que esse crescimento persistirá, porém de forma mais equilibrada, aproveitando os avanços tecnológicos disponíveis atualmente. Além disso, as empresas continuam buscando inovações para impulsionar as vendas, reconhecendo a crescente exigência dos consumidores. É evidente que o frete grátis, facilidades de parcelamento no cartão de crédito e a agilidade do PIX são fatores que chamam a atenção, muitas vezes sendo o fator decisivo para fechar a compra contribuindo significativamente para o aumento das vendas.