As organizações buscam vantagens competitivas através de uma Visão Baseada em Recursos (RBV), onde os recursos humanos são considerados fontes valiosas, raras, inimitáveis e insubstituíveis (V.R.I.S.). A gestão estratégica desses recursos, deve ser fundamentada nas dez escolas de estratégia propostas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) em "Safári de Estratégia". Diante do exposto, o problema deste artigo consiste em: como os docentes do Nível Superior Privado percebem suas próprias capacidades laborarias como recursos estratégicos? Diante desta problemática, o objetivo consiste em investigar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do Nordeste do Brasil sobre suas capacidades laborais, avaliando-as segundo os critérios do modelo V.R.I.S. A análise dos dados revelou que, embora a maioria das capacidades seja considerada valiosa, há uma menor percepção de raridade, inimitabilidade e insubstituibilidade entre os docentes, o que sugere que, há espaço para o desenvolvimento de estratégias que tornem essas capacidades mais exclusivas e difíceis de replicar por concorrentes.