Este estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa de Tecnologia da Informação – TI, do Rio Grande do Sul, especializada em emissão de notas fiscais eletrônicas, denominada "Empresa X" por questões de confidencialidade. Os dados foram levantados por meio de fonte secundária, a web page da empresa pesquisada, e entrevistas em profundidade. Já, a análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, com categorias definidas à priori. Os resultados indicam que a Empresa X adotou uma estratégia emergente de internacionalização, respondendo rapidamente às oportunidades no mercado estrangeiro, apesar dos desafios enfrentados. O estudo contribui para a compreensão das estratégias de entrada em novos mercados e mobilização de recursos no processo de internacionalização, oferecendo subsídios para gestores no setor de TI. Recomenda-se a realização de novas pesquisas para expandir os resultados, como estudos comparativos sobre a evolução da internacionalização da Empresa X após sua consolidação no novo mercado. Além disso, sugere-se investigar a evolução dos processos de tecnologia da informação da empresa, considerando as profundas transformações ocorridas. Destaca-se, ainda, que sendo um caso único e de natureza qualitativa, possui limitações para generalizações empíricas