Os saberes docentes têm sido um campo de estudo que busca identificar os elementos necessários para que docentes tenham uma atuação qualificada no campo do ensino. Desde os anos de 1980 a literatura tem trazido propostas que buscam sintetizar esse conhecimento, a exemplo de Shulman (1986), Gauthier et al, (2006) e Tardif (2014). Assim, a proposta do presente artigo é apresentar uma tipologia para um núcleo de saberes docentes para a atividade de ensino com três domínios e oito dimensões. A primeira dimensão, do saber da matéria, envolve duas dimensões: saber do conteúdo e saber curricular. O segundo domínio traz os saberes pedagógicos com suas quatro dimensões: saberes da ciência da Educação, saberes didáticos de mediação da matéria e de mediação da classe e saberes ludo-sensíveis. Por fim, o terceiro domínio apresenta os saberes do contexto nas dimensões de contexto de ensino e saberes institucionais. Uma característica dessa tipologia é que ela agrega em uma proposta integrativa uma hierarquia dos saberes e contempla saberes pouco relatados na literatura, como os ludo-sensíveis e os institucionais. A utilidade do núcleo de saberes pode atender tanto a uma demanda de cunho investigativo, ao permitir novas pesquisas com essa base teórica, como de cunho formativo, podendo servir de base para programas de diagnóstico e formação de professores.