Crédito de Carbono: análise do mercado brasileiro

  • Author
  • Marcella Grangeiro Lima
  • Co-authors
  • Francisco de Assis Carlos Filho
  • Abstract
  •  

    Resumo

    O objetivo do artigo foi analisar como funciona o mercado de créditos de carbono diante da mutação social que a humanidade está passando em diversas áreas, tendo uma relação com as empresas que vendem e compram esse ativo de baixo carbono no Brasil e as mudanças climáticas que a sociedade está vivenciando. A pesquisa teve abordagem quantitativa, pois valeu-se da coleta de dados para testar hipóteses, com base em dados numéricos e análise estatística de períodos relacionados aos anos que ocorreram os fatos, diante disso estabeleceu padrões e comprovou teorias(Sampieri, Collado e Lucio,2013). Foi realizada a análise do levantamento de dados secundários sobre o tema pesquisado e correlatos. As plataformas de pesquisa utilizadas na coleta de dados foram Google Academy e Scielo e sites que demonstram estatísticas em tempo real das movimentações e oscilações das ações durante os períodos. Os resultados trouxeram tabulações com informações retiradas da própria literatura e também do site Valor Econômico, gráficos e figuras do site da Investing.com para descrever as análises realizadas pelos especialistas do mercado financeiro frente aos Créditos de Carbono no Brasil, os cenários projetados auxiliaram nas projeções financeiras. Conclui-se que a administração e economia são áreas interdependentes, porém dependentes em assuntos administrativos e sociais, suas abordagens na ciência ajudam a compreender as análises das mutações através dos cálculos e dados secundários de sites especializados em projetar as variações e oscilações de um ativo e sua probabilidade em investir nos créditos de redução carbônica.

     

    Palavras Chave: Créditos de carbono; Mudanças climáticas; Gerenciamento de riscos.

     

     

  • Keywords
  • Créditos de carbono; Mudanças climáticas; Gerenciamento de riscos.
  • Subject Area
  • Finanças
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)