A VISITA TÉCNICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DISCENTE À LUZ DO DOMÍNIO COGNITIVO DA TAXONOMIA DE BLOOM

  • Author
  • José Munhoz Fernandes
  • Co-authors
  • Francisco José Lampkowski , José Ricardo Scareli Carrijo , Ana Cecília Pegoraro Dias Masson , Camila Roberta Muniz Serra Maiello
  • Abstract
  •  

    Tem-se observado em publicações e eventos na área de Administração, vários estudos desenvolvidos sob a temática gestão da aprendizagem, o que demonstra a constante preocupação com o processo de ensino-aprendizagem e a formação dos Administradores num mundo do trabalho em constantes e rápidas transformações. Este artigo resulta da investigação que avaliou, sob a ótica dos discentes e à luz do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom, a utilização da visita técnica como recurso pedagógico e a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem e na formação profissional dos estudantes. De abordagem predominantemente qualitativa e de natureza exploratória, a pesquisa foi aplicada junto a 32 discentes dos terceiros e quartos anos do curso de Administração de um Centro Universitário localizado na cidade de Bauru, estado de São Paulo, que participaram durante o ano de 2023 de quatro visitas técnicas a empresas, duas nacionais e duas multinacionais, promovidas pelos professores do curso de Administração. Os resultados encontrados apontaram uma avaliação altamente positiva dos pesquisados, ao concordarem que as visitas técnicas enquanto recurso pedagógico adicional, agregaram valor em relação aos objetivos didáticos do curso e na formação profissional como Administradores. Também se verificou que a grande maioria dos pesquisados concorda totalmente ou em grande parte, que durante as visitas técnicas foi possível observar as quatro categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom pesquisadas, quais sejam: conhecimento, compreensão, aplicação e análise e, ainda, evidências dos traços da cultura organizacional de cada uma das empresas visitadas.

     

  • Keywords
  • Administração, Aprendizagem, Visita Técnica, Taxonomia de Bloom.
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)