A gestão estratégica no século XXI é fundamental para o êxito do negócio já que visa manter o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da corporação. Em vista disto, uma gestão estratégica bem elaborada, com metas alinhadas, traz agilidade para o processo de formação da vantagem competitiva de uma organização. O presente estudo possui o propósito de compreender como a identificação e análise dos recursos estratégicos de uma organização contribuem para a manutenção da sua competitividade. Trata-se de um estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados por observação participante e execução de entrevistas com os proprietários das empresas. A pesquisa permitiu contribuir para a gestão estratégica das organizações em estudo, a partir da análise dos recursos estratégicos que promovem vantagem competitiva, contribuindo para a sua manutenção de mercado. Por meio da avaliação de seus recursos, as empresas podem alinhar melhor o seu direcionamento estratégico, possibilitando aos proprietários uma maior compreensão do negócio, clareando as tomadas de decisões e facilitando gestão estratégica.