A desaprendizagem é entendida como um processo deliberado que envolve a renúncia de conhecimentos e práticas obsoletas, permitindo a adaptação a novas realidades. Por sua vez, a adoção de metodologias ativas de ensino por professores busca romper com práticas enraizadas em sala de aula, conduzindo o estudante para o centro do processo de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é investigar o fenômeno da desaprendizagem e sua relação com a utilização de metodologias ativas de ensino, especialmente em cursos de mestrado profissional em Administração. A pesquisa, de caráter qualitativo básico, foi desenvolvida a partir de entrevistas com docentes de cursos de mestrado profissional em Administração na região nordeste brasileira, seguindo as etapas da análise compreensiva interpretativa. Os resultados revelam que a adoção de metodologias ativas não apenas desafia crenças e modelos mentais enraizados, mas também promove um aprendizado significativo e engajado entre os alunos. Destaca-se também que a desaprendizagem contínua é fundamental para a eficácia educacional, permitindo que os professores se adaptem às necessidades dos alunos e às mudanças no ensino superior. Por fim, o estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre a importância da desaprendizagem e das metodologias ativas na formação de administradores.