O Marketing Digital como ferramenta para aumentar a visibilidade e engajamento de empresa de serviços B2B

  • Author
  • Maria Helena Roccia da Silva
  • Co-authors
  • Felipe Kendjy Yoshitani , Marina Elenore Ferreira da Silva , Jeffson Veríssimo de Oliveira , Adriano Matos de Oliveira
  • Abstract
  • A globalização nivelou oportunidades empresariais, impulsionando a inovação e transformando as estruturas de poder. Com mais de 5 bilhões de pessoas online globalmente, o comércio eletrônico e novas tecnologias digitais no ambiente empresarial cresceram exponencialmente. O ciberespaço, metaverso e inteligência artificial estão automatizando transações comerciais e a integração estratégica de plataformas de marketing digital é vital para uma presença online eficaz. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho visa avaliar o engajamento e envolvimento do público com a empresa e suas ofertas em geral. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada uma abordagem quantitativa e um estudo de caso para investigar o potencial das ferramentas de marketing digital, como o Google Analytcs e o LinkedIn, na geração de tráfego qualificado e engajamento dos clientes. Foram utilizadas diversas métricas, como Taxa de Clique e engajamento, para analisar o desempenho das campanhas digitais. Os resultados indicaram um aumento significativo no tráfego do site da empresa e no engajamento nas redes sociais. As campanhas patrocinadas demonstraram um aumento no número de seguidores e no alcance das publicações. Além disso, o uso de ferramentas como o Google Analytics permitiu uma análise detalhada do comportamento dos usuários. E por fim, o estudo ressalta a importância da adaptação das empresas ao ambiente digital em constante evolução, destacando o papel fundamental das ferramentas digitais no sucesso das estratégias de marketing. 

  • Keywords
  • Empresa de serviços; Estratégias; Google Analytcs, Linkedin; Marketing digital.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)