IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES EM UMA CORRETORA DE SEGUROS

  • Author
  • Joás Jesus da Silva Oliveira
  • Co-authors
  • Marina Elenore Ferreira da Silva , Felipe Kendjy Yoshitani , Jeffson Veríssimo de Oliveira , Adriano Matos de Oliveira
  • Abstract
  • Com o crescimento acelerado da competitividade no mercado securitário é fundamental ter um planejamento estratégico estruturado e fazer as escolhas corretas das estratégias de marketing para captação de novos clientes proporcionando à empresa vantagem competitiva. Tendo em vista o objetivo do estudo que consiste na implementação de estratégias de marketing para captar novos clientes para uma corretora de seguros localizada no interior do estado de São Paulo. Para a realização do processo metodológico, inicialmente foram realizados estudos para embasamento bibliográfico em materiais científicos, após esse delineamento foi realizada a classificação da pesquisa e da empresa. Em seguida, o método para coletar os dados da pesquisa foi através de questionário realizado através do google forms que buscou um profundo entendimento do nível de satisfação dos clientes e o relacionamento com seu corretor de seguros. Foram utilizadas ferramentas de planejamento estratégico, como: Matriz SWOT que possibilitou a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio; e a ferramenta 5W2H que proporcionou a elaboração do plano de ação delimitando as estratégias, identificando os responsáveis e prazos de cada necessidade pontuada. O estudo obteve êxito, pois através da estruturação da pesquisa e da utilização dos métodos do planejamento estratégico, foi possível identificar quais os pontos precisam de maior atenção e foco dos gestores, e apontando quais as melhorias necessárias para aumentar a vantagem competitiva da empresa. Sendo assim, a identificação desses aspectos contribuiu para um entendimento preciso dos gargalos e proporcionou base solidificada para um desenvolvimento contínuo da empresa. 

  • Keywords
  • Estratégias; Marketing; SWOT; 5W2H; Seguros.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)