Esta pesquisa visa explorar as formas pelas quais a Aprendizagem Significativa (AS) se manifesta no uso de metodologias ativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no bacharelado em Turismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Seguindo caminhos qualitativos, sob uma ótica exploratória, possui sua fundamentação teórica ancorada nos postulados do psicólogo estadunidense David Ausubel (1918-2008). Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas online semiestruturadas com sete docentes e um grupo focal com três discentes, todos ligados ao referido curso. O conjunto dessas informações foi trabalhado via análise de conteúdo, e os resultados observados sugeriram que os princípios da AS não são utilizados de forma taxativa nem entre os professores, nem nas percepções dos alunos sobre os processos de aprendizagem dos quais fazem parte. Com relação ao uso dessas metodologias ativas com o apoio dos AVA, percebeu-se que há uma maior inclinação, nas práticas docentes, para o desenvolvimento de propostas de ensino interacionistas, ou seja, que levam em consideração fatores ambientais e orgânicos como influenciadores das formações individuais. Por fim, os dados também sugerem que a dificuldade de operacionalização docente desses ambientes virtuais poderia ser minimizada se políticas institucionais de capacitação fossem mais fortemente aplicadas.